Na Monetus você pode ter várias contas de investimento. Com uma conta para cada objetivo, você pode ter objetivos de resgates diferentes. Dessa forma, os resgates são feitos internamente dentro de cada uma das suas contas. Primeiramente, então, você deve selecionar a conta da qual deseja realizar o resgate/saque.

Posteriormente é só clicar no botão "Resgatar", disponível no seu painel principal.

 
Nessa tela, você pode conferir quanto dinheiro está disponível para retirada, bem como os impostos que incidirão sobre o seu resgate. Esse valor é calculado com base no grau de liquidez do seu portfólio e não há nenhum custo para a operação. 

A partir daí, é só seguir o passo a passo. Confirme a conta da qual deseja realizar o resgate. Informe se quer resgatar o valor total disponível, ou um valor diferente. Você poderá então escolher se quer fazer um resgate apenas de renda fixa, apenas ações ou misto.
A partir daí serão discriminados o valor solicitado para resgate, a taxa de gestão pendente a ser cobrada, e os impostos que incidem sobre este resgate. 

Quais os prazos de pagamento dos resgates?

O valor resgatado será transferido para a sua conta cadastrada na plataforma, obedecendo aos seguintes prazos:

  • Para renda fixa, até um dia útil.
  • Para ações, até cinco dias úteis.

Os resgates entram em processamento às 12h dando início ao prazo para resgate. Resgates solicitados após esse horário entram em nosso sistema apenas no dia seguinte. 

Pode-se escolher de qual tipo de investimento o valor será resgatado. Seja apenas de ações, apenas renda fixa ou de ambos. Nesse gif abaixo mostramos como resgatar apenas a parcela de renda variável.

O pagamento efetivo do resgate é efetuado no período da tarde, entre às 15h e às 17:00 h. Sempre confira seus dados bancários antes de solicitar um resgate, isso evita atrasos no pagamento.

Como funciona quando um resgate possui ativos de renda fixa e renda variável?

Quando ele inclui investimentos de renda fixa e variável, há dois prazos de pagamento. A parcela resgatada da renda fixa será paga dentro de um dia útil, normalmente. Já a parcela relativa à renda variável, dentro de cinco dias úteis.

É importante verificar o horário do pedido de resgate, pois, novamente, se solicitado após às 12h, ele é lançado no sistema no dia seguinte. 

Vamos ver um exemplo:

Solicitei um resgate na quarta-feira (04), às 14h30. Como ele foi solicitado após às 12h, ele inicia seu processamento na quinta (05). Esse resgate possui investimentos em renda fixa e variável. A parcela de renda fixa é paga ainda na quinta-feira. Já a de renda variável, até quinta-feira (12), cinco dias úteis após o pedido ser processado.

Posso receber mais (ou menos) na hora que o processo de resgate for concluído?

Ao solicitar um resgate total de renda variável, nós temos que vender suas cotas do fundo de ações. A cota utilizada para a venda dos seus ativos é a do dia útil seguinte à data de processamento do resgate. Assim, o valor que você receberá em conta pode variar: tanto para cima, caso a bolsa feche em alta, quanto para baixo, caso a bolsa feche em queda. Ficou mais claro assim? :)

Encontrou sua resposta?