Tem alguma coisa estranha na minha conta, pois minha rentabilidade possui um valor que não confere com o do meu patrimônio. Apliquei R$ 1.000 e o meu patrimônio hoje é de R$ 1.007, mas minha rentabilidade aparece como 0,9%. Isso está errado?

Pode ficar tranquilo: não está errado e você vai entender o porquê! :)

Essa diferença entre patrimônio e rentabilidade aparece apenas nos portfólios que contêm ativos isentos de Imposto de Renda, como LCI e LCA. Isso porque se você não tem que pagar IR, então, teoricamente a rentabilidade desses ativos cresce, correto?

Mas, então, como comparar a rentabilidade de um ativo que tem IR (um CDB, por exemplo) com ativos que não têm IR (LCI e LCA)? Fazendo uma coisa conhecida como gross up, que é algo bem simples: consiste em analisar qual seria a rentabilidade de um ativo sem IR caso ele tivesse IR. Isso permite que você possa comparar de verdade o seu retorno na Monetus com outros investimentos.

Um exemplo de como isso é útil: você vai ao banco conversar com o seu gerente, diz para ele que já investe com a Monetus e que tem uma LCI que rende 94% do CDI. Aí, o seu gerente te diz que o banco possui um CDB que rende 98% do CDI — o que, teoricamente, rende mais. No entanto, ele não te informa que, como a LCI é isenta de Imposto de Renda, o retorno líquido da LCI (que é o que realmente cai na sua conta ao solicitar um resgate) é maior. Uma LCI com prazo de resgate de seis meses e que rende 94% do CDI é equivalente a um CDB de mais de 111% do CDI! Viu? Agora, você consegue comparar os dois.

Encontrou sua resposta?