O que é Previdência privada?

A Previdencia privada é um investimento de longo prazo. Ela busca fornecer renda para aposentadoria, independência financeira, ou para complementar uma previdência pública do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo. Por isso às vezes é chamada de previdência complementar, afinal já sabemos que os rendimentos da previdência pública não são lá essas coisas. É uma escolha muito comum para quem quer poupar no longo prazo e para autônomos que não recebem qualquer benefício da previdência pública.

Como funciona a previdência privada?

As previdências privadas no Brasil são de responsabilidade de seguradoras e são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Elas são ofertadas em formatos de planos de previdência. Esses planos podem investir em um ou mais fundos de investimentos diferentes.

Em planos de previdência privada é possível escolher o valor e periodicidade da contribuição. O recebimento dos juros são recebidos de acordo com o período e valor da contribuição, obviamente. Uma outra diferença para a previdência pública é a possibilidade de resgate a qualquer momento. 

É essencial entender sobre as taxas que podem incidir sobre seu capital, bem como o formato de tributação e regras de idade. Muito mais do que saber o que é PGBL ou VGBL, é necessário saber aonde o cliente é taxado e sobre a tábua atuarial desse plano.

 

Encontrou sua resposta?