Todos os impostos pagos pelos seus investimentos são retidos diretamente na fonte. Isso significa que você não precisa ficar se preocupando com o pagamento de impostos, pois eles serão exibidos para você no momento do resgate.

Anualmente, antes do prazo estabelecido para a declaração do IR, nossa corretora envia para seu e-mail cadastrado em nossa plataforma um Informe de Rendimentos que comprove os seus investimentos geridos pela Monetus.

Mas se eu não declaro IR, preciso declarar por causa da Monetus?

Os investimentos realizados através da Monetus não são fato gerador da declaração de IRPF. O que isso quer dizer? Que se você não precisa declarar Imposto de Renda, os investimentos realizados através da nossa plataforma não te obrigam a fazer essa declaração. Apenas investimentos diretos na Bolsa de Valores geram essa obrigatoriedade, e como na Monetus os investimentos em ações são realizados via Fundo de Ações, você não precisa se preocupar com isso.

Exemplo 1 - Já faço declaração e por lei sou obrigado a realizá-la

Já faço declaração de IR anualmente há 11 anos, e minha renda exige que eu realize o procedimento. Então vou utilizar o informe de rendimentos fornecido pela corretora para realizar minha declaração normalmente. Nesse post do blog buscamos explicar o procedimento de declaração. Para mais informações sobre como incluir essa informação na sua declaração, sugerimos se informar com um contador, que será a pessoa mais adequada para te auxiliar com isso. 

Exemplo 2 - Não declaro IR e não me enquadro nas condições de declaração até agora

Minha renda anual não se enquadra nas normas de declaração ou sou um dependente. Por isso não faço declaração anual de IR. Preciso começar por causa da Monetus? Não, os investimentos via Monetus não te obrigam a começar a fazer a declaração.

Encontrou sua resposta?