Na Monetus você pode ter várias contas de investimento. Com uma conta para cada objetivo, você pode ter objetivos de resgates diferentes. Dessa forma, os resgates são feitos internamente dentro de cada uma das suas contas. Primeiramente, então, você deve selecionar a conta da qual deseja realizar o resgate/saque.

Posteriormente é só clicar no botão "Resgatar", disponível no seu painel principal.

Nessa tela, você pode conferir qual valor está disponível para retirada, bem como os impostos que incidirão sobre o seu resgate. Esse valor é calculado com base no grau de liquidez do seu portfólio e não há nenhum custo para a operação. 

A partir daí, é só seguir o passo a passo. Confirme a conta da qual deseja realizar o resgate. Informe se quer resgatar o valor total disponível, ou um valor diferente.
A partir daí serão discriminados o valor solicitado para resgate e os impostos que incidem sobre este resgate. 

Quais os prazos de pagamento dos resgates?

O valor resgatado será transferido para a sua conta cadastrada na plataforma, obedecendo aos seguintes prazos:

  • Para renda fixa, até um dia útil.
  • Para ações, até cinco dias úteis.
  • Para fundos multimercado e debêntures incentivadas, até 32 dias*

*O prazo de resgate para esses fundos é mais longo visando diminuir o risco para os investidores e fornecer um investimento de qualidade. Esse prazo permite que os gestores consigam fornecer uma carteira com os melhores produtos no mercado bem como garantir uma boa margem de liquidez para o fundo. Seu dinheiro continua investido e rendendo ao longo do período.

Os resgates entram em processamento às 12h dando início ao prazo para resgate.  Resgates solicitados após esse horário entram em processamento apenas no dia seguinte. Enquanto não são processados você pode cancelar seu resgate caso queira.

Nossa corretora parceira envia os pagamentos de resgates na parte da tarde em dias úteis, sendo que os valores são disponibilizados em sua conta bancária até o final da tarde, por volta das 17h.

Sempre confira seus dados bancários cadastrados na plataforma antes de solicitar um resgate, isso evita atrasos no pagamento.

Como funciona quando um resgate possui diferentes classes de ativos?

O resgate prioriza os ativos de maior liquidez, para que você receba seu resgate o quanto antes. Assim, caso tenha aplicações no fundo de renda fixa e no de renda variável, por exemplo, o resgate prioriza os ativos de renda fixa. Caso você esteja com o rebalanceamento ativado, o sistema realizará o ajuste para reequilibrar seu portfolio.

O resgate é pago em parcelas respeitando o prazo para cada um dos ativos. Dessa forma não é preciso esperar aquilo que já pode estar disponível :)

É importante verificar o horário do pedido de resgate, pois, novamente, se solicitado após às 12h, ele é lançado no sistema apenas no dia seguinte. 

Vamos ver um exemplo:

Solicitei um resgate na quarta-feira (04), às 14h30. Como ele foi solicitado após às 12h, ele inicia seu processamento na quinta (05). Esse resgate possui investimentos em renda fixa e variável. A parcela de renda fixa é paga ainda na quinta-feira. Já a de renda variável, até quinta-feira (12), cinco dias úteis após o pedido ser processado.

Posso receber mais (ou menos) na hora que o processo de resgate for concluído?

Sim.
No caso dos fundos Multimercado e Debêntures Incentivadas, seu investimento fica aplicado até um dia antes do pagamento, por isso você ainda terá as variações decorrentes desse período. Portanto, solicitando um resgata total permite casos em que você receba um valor diferente do solicitado.
Ao solicitar um resgate total de renda variável, nós temos que vender suas cotas do fundo de ações. A cota utilizada para a venda dos seus ativos é a do dia útil seguinte à data de processamento do resgate. Assim, o valor que você receberá em conta pode variar: tanto para cima, caso nossa carteira feche em alta, quanto para baixo, caso nossa carteira feche em queda. Ficou mais claro assim? :)

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