As suas aplicações na Monetus tem um Planejamento. Esse planejamento estabelece como são realizadas suas aplicações. Isso refere-se às porcentagens investidas em cada um de seus tipos de investimento.

Você pode alterar o seu plano de investimentos a qualquer momento, modificando as proporções dos investimentos. Após entender o funcionamento do seu plano, fica mais fácil entender novas aplicações e rebalanceamento.

Como eu altero o planejamento

Você consegue alterar seu investimento pela aba "Planejamento", dentro do seu objetivo, clicando no botão no final da página.

Você passará por duas perguntas básicas que te guiarão na alteração da configuração de sua carteira. Não se preocupe, você ainda tem total controle sobre ela:)

Em seguida você define, pelos "sliders" a participação de cada fundo. Propomos uma carteira ideal, mas você pode alterá-la, e ver pelo gráfico e dados ao lado, como seus investimentos responderiam à mudança. Ao alterar a participação de um fundo, todos os outros são ajustados para completar sua carteira. O cadeado trava a participação de um fundo específico, não deixando variar.


Ao finalizar a escolha do seu novo planejamento, deslize para baixo e veja as informações da sua carteira.

Essa alteração estará efetivada imediatamente?

Você pode ativar ou desativar o rebalanceamento automático. Caso esteja ativado e você alterar sua carteira, o sistema irá fazer as modificações necessárias de forma a obedecer suas novas preferências. Serão feitos resgates e aplicações e portanto poderá haver a cobrança de impostos. 

O prazo para essa mudança é igual ao maior prazo de resgate dentre os ativos já presentes em sua carteira e se inicia a partir do momento que o sistema identifica o desbalanceamento (checagem diária às 12h).

Se estiver desativado, não haverão resgates dos seus ativos e o rebalanceamento ocorrerá à medida que você realizar novos depósitos. 

O sistema verifica diariamente, ao meio dia, as solicitações de rebalanceamento. Ao solicitar uma alteração na sua carteira após esse horário, o sistema iniciará as mudanças no dia útil seguinte. Desse modo, podem haver diferenças entre a composição desejada e a atual até que o processo seja finalizado.

E se eu fizer um novo depósito?

Fazemos as alocações de acordo com as informações que temos no momento em que reconhecemos uma nova transferência realizada por você. Uma nova aplicação será distribuída com base no planejamento que estiver vigente de modo a deixar todo seu portfólio balanceado.


Minha carteira permanecerá obedecendo minha preferência?

Tipos de investimentos diferentes tem rentabilidades diferentes, portanto o próprio rendimento da sua carteira pode causar um desbalancemento. Por isso temos o controle do desvio máximo para rebalanceamento. A partir do momento que a proporção de um ativo supere o valor definido para esse desvio, o sistema realizará o rebalanceamento automático. O recomendado é 5% pois dessa forma você está dando uma margem para oscilações normais, não saindo muito do seu perfil de risco e não causando incidências de imposto de renda pelo resgate. Essa funcionalidade pode ser desativada, caso você não queira que o sistema interfira nessa oscilações, bem como você pode alterar o desvio.



Como eu sei se está ocorrendo um rebalanceamento?

Enviamos um e-mail te notificando! Como o rebalanceamento envolve movimentações de aplicação e resgate, você pode ver algum "Saldo em conta" durante o processo. Ao finalizar, sua carteira estará alocada de acordo com seu planejamento.



Em caso de dúvidas, estamos à disposição :)




Encontrou sua resposta?